Pianeiros, do sarau ao virtual, Dienstag,

Postado em admin Categoria: News

Data: 08. November 2016, São João del Rei

O projeto “PIANEIROS – DO SARAU AO VIRTUAL” foi desenvolvido pela classe de piano do curso de música da UFSJ ao longo do ano de 2016. O processo de criação e a direção artística estão sob a coordenação da Profª Carla Reis e o projeto também conta com a colaboração do professor e pianista Robervaldo Linhares Rosa (Universidade de Goiás). Robervaldo é autor do livro “Como é bom poder tocar um instrumento – pianeiros na cena urbana brasileira”, que foi a fonte de inspiração para a elaboração dessa proposta.

O projeto consiste na apresentação de obras para piano solo e piano a quatro mãos de compositores considerados “pianeiros” no contexto da música brasileira. Na virada do século XIX para o século **, o termo “pianeiro” tinha uma conotação pejorativa e se referia aos pianistas que tocavam de ouvido e, muitas vezes, não possuíam educação formal. Em uma concepção atualizada, podemos considerar os “pianeiros” como aqueles “pianistas que possuem toda a ginga carioca somada frequentemente a um virtuosismo técnico” (Alexandre Dias, pianista e pesquisador). Dito de uma outra forma, a expressão pode ser assim definida: “pianistas que estabeleceram um trânsito entre os dois universos – o clássico e o popular. Foram eles os precursores do que hoje é chamado música de fronteira, terceira corrente (do inglês third stream)” (Ivan Vilela, professor da UNICAMP).

Como se pretende oferecer ao público um panorama da atividade pianeira no Brasil do final do século XIX até os dias atuais, os compositores visitados pelo projeto são os seguintes: Ernesto Nazareth; Chiquinha Gonzaga; Eduardo Souto; Aurélio Cavalcanti; Marcelo Tupynambá; José Garcia de Christo; Frederico Mallio; Sinhô; Zequinha de Abreu; Radamés Gnatalli; Tom Jobim; Carolina Cardoso de Menezes; Tia Amélia e Hércules Gomes. Os doze alunos participantes também realizam breves esquetes que têm o intuito de inserir as obras musicais nos vários contextos histórico-culturais percorridos pelos pianeiros ao longo de mais de um século de atividade musical. O projeto faz parte das comemorações dos 10 anos de criação do Departamento de Música da UFSJ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>